Dedetização de Ratos e Desratização
Na escola estudamos sobre peste negra (1347-1353), que foi uma pandemia que causou mais de 50 milhões de mortes na Europa. Ela foi causada por uma doença transmitida pela bactéria Yersina pestis, até hoje é comum encontrar infestação dessas doenças que são transmitidas por ratos. Relembrando este momento histórico, que tal compreendermos melhor sobre a desratização, o verdadeiro controlador de populações de ratos?
● O que é desratização?
● Quais são as espécies de ratos que existem no Brasil?
● Métodos de dedetização de ratos?
● Custa caro serviço de dedetizadora de ratos?
● Segurança é mais saúde para sua casa, desratizadora Hidrotex.
O que é desratização?
Desratização pode também ser chamada de dedetização de ratos. Tem finalidade em realizar controle de focos de infestação de ratos. O seu propósito é auxiliar na redução de doenças e prejuízos materiais, que são causadas por estas pragas. As desratização são realizadas através de uso de armadilhas e aplicação de produtos químicos para eliminação de focos de infestação de ratos. Estes produtos só podem ser utilizados por profissionais qualificados e certificados por órgãos públicos relacionados à vigilância sanitária.
Quais são as espécies de ratos que existem no Brasil?
Antes de mencionar as três espécies predominantes no Brasil. Quero alertar que os ratos são animais mamíferos, e são cerca de 2.000 espécies no mundo todo. Deste, cerca de 50 espécies de ratos são consideradas como pragas urbanas ao redor do mundo, é na grande maioria pertence à família Muridae.Ratazanas
As ratazanas, também podem ser conhecidas como ratos de esgoto. É a espécie mais comum no Brasil e o nome científico da sua espécie é Rattus norvegicus. Entre as espécies o seu porte é o maior entre elas, podendo chegar até 50 cm, a sua coloração é cinza a castanho e chega a pesar cerca de 350 gramas. A sua audição é a sua melhor arma, ele é sensível a ultrassom. Em um simples som de ameaça agem de forma rápida dificultando a sua captura.
Eles vivem em ambientes com calor, muita umidade e escuridão, com essas características já percebeu que a tubulação de esgoto é o local perfeito para encontrar uma toca de ratazana. Por isso ele é vetor fortíssimo em espalhar doenças, através de microrganismos e parasitas.
Ratos de telhado ou ratos pretos
A sua maior característica é que eles vivem sempre em ninhada. E o nome que ele recebe é por causa de seu habitat na zona urbanas, que localiza sempre no alto de prédios e telhados. E seus hábitos são noturnos. Uma espécie de rato que atinge no máximo 300 gramas e não passa dos 22 cm. O seu nome científico é Rattus rattus. Algo que devo mencionar, como nós mencionamos sobre a peste negra, ela é um dos transmissores dessa doença e são ratos comuns em portos e armazéns, também.
Camundongo
É a menor entre estas espécies, cerca no máximo 10 cm, sua cor e branco e cinza-acastanhado. Também é conhecido como murganho, mondongo, topolino e catito e pode pesar cerca de 40 gramas. Seu nome científico é Mus musculus. É uma espécie que é domesticada na atualidade. Mas, há riscos e pode sim se encontrar como pragas, deve-se ter controle da espécie como as outras espécies e também é um grande transmissor de doenças, possui uma lista de 50 doenças possíveis doenças que pode ser transmitida para nós, através deles.
Métodos de dedetização de ratos?
Em nossos lares e comércios, há dedetização de ratos, sendo comuns a utilização de três métodos de desratização.Desratização através de iscagem
Se utiliza de posicionamento de venenos em locais estratégicos. E sua técnica e atrair o rato através do cheiro, ele irá consumir como alimento. Ainda há possibilidade também de infectar a sua ninhada, auxiliando mais ainda o controle desta praga.É o método mais utilizado em todo mundo, é considerado um dos melhores métodos pela sua grande eficiência em eliminar uma linhagem completa de ratos e sua ação é considerada não cruel contra o animal.
Desratização através de polvilhamento
Seu efeito é semelhante ao de isca, porém, não é consumido como alimento. O veneno é transmitido pelo contato com roedor sem ele mesmo perceber. Por isso o dedetizador deve se posicionar em locais estratégicos, para que ocorra a contaminação. Ele também elimina colônias de ratos por completo, pois o rato contaminado irá encaminhar este pó para os outros ratos.Algo muito comum, é o uso de polvilhamento em complemento do método de isca. Conforme o plano de ação do dedetizador.
Desratização através de dispositivo de captura
Bem comum para identificação da espécie, hábitos deles no local e verificar o tamanho da infestação. Pode ser um método solucionador de problemas em si, ou que auxilia os outros métodos.Este método é limpo, não requer produtos químicos e também poderá manter estes animais vivos, encaminhando para locais adequados sem a necessidade de eliminação.
Para a sua realização é através de dispositivos que irá capturar o rato e também é comum o uso de adesivos para prender o roedor.
Segurança é mais saúde para sua casa, desratizadora Hidrotex
Desratização é um tipo de serviços que requer diversos cuidados, para que não ocorra acidentes e que seja de fato eficiente. Não deve-se ser realizado por qualquer um, deve ser realizado por especialistas treinados e licenciados para a sua segurança.Nós da Hidrotex, possuímos toda uma equipe bem preparada e experiente para lidar com estes roedores. Oferecendo soluções inteligentes e com garantia de ótima desratização em qualquer local que desejar, na região da grande São Paulo e cidades vizinhas. Oferecemos atendimento 24 horas e qualquer dia do ano. Sempre há seu dispor!
Santo Amaro, Jaraguá, Freguesia do Ó, Cachoeirinha, São Lucas, Artur Alvim, Liberdade, Pinheiros, Jaguaré, Jabaquara, Tucuruvi, Consolação, Ponte Rasa, Campo Belo, Mooca, Ermelino Matarazzo, Mandaqui, Moema, Butantã, Campo Limpo, Cursino, Vila Formosa, República, Santa Cecília, Vila Medeiros, Bela Vista, Grajaú, Carrão, Vila Curuçá, Jaçanã, José Bonifácio, Morumbi, Raposo Tavares, Pirituba, Vila Jacuí, São Domingos, Vila Leopoldina, Jardim São Luís, Sacomã, Pari, Vila Mariana, Campo Grande, São Miguel Paulista, Tatuapé, Vila Andrade, São Mateus, Brasilândia, Vila Prudente, Limão, Vila Maria, Vila Guilherme, Itaquera, Pedreira, Barra Funda, Sé, Jardim Paulista, Água Rasa, Ipiranga, Perus, Lapa, Cidade Ademar, Lajeado, Jardim Ângela, Aricanduva, Bom Retiro, Casa Verde, Marsilac, Cidade Líder, Penha, Socorro, Saúde, Itaim Paulista, Anhanguera, Parque do Carmo, Cidade Tiradentes, Capão Redondo, Iguatemi, Brás, Alto de Pinheiros, Belém, Vila Matilde, Santana, Itaim Bibi, Perdizes, Tremembé, Jardim Helena, Cangaíba, Rio Pequeno, Cambuci, Guaianases, São Rafael, Jaguara, Sapopemba, Cidade Dutra, Parelheiros e Vila Sônia.